quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ironia




Ironia(Crônica)

Talvez esta seja uma das palavras mais camaleônicas, variando facilmente entre os contextos e pessoas.

Recentemente recebi a proposta de uma bolsa de estudos. Achei genial, mas as coisas pra mim não costumam ser as mais simples. Já esperava alguma provável surpresa...
Recentemente também estava terminando de ler “Honoráveis bandidos” e “O Príncipe”. Ambos os livros retratam os passos e atitudes do excelentíssimo senhor “Sarney”.
Com estes dados mencionados você certamente já deve ter feito as devidas analogias, principalmente se é maranhense...
Exato meu amigo! A bolsa de estudos era pra universidade do Sarney. Pra ser bem sincero, não sei se é dele exatamente, mas, o nome “Biblioteca Presidente José Sarney” é muito sugestivo. Enfim, fui ao encalço dessa tal bolsa. Certas oportunidades valem à pena arriscar, principalmente quando se tem planos em mente...
Caros leitores, juro! Pensei que tratava-se de um shopping. Ao entrar vi todas aquelas moças e rapazes “mega” produzidos e arrumados. Fiquei por horas olhando pra cara de algumas garotas imaginando elas com a cara nos livros, estudando preocupadas com uma possível prova. Naquela tarde meus neurônios foram perdidos em vão.
Contudo algo não se pode negar, é uma infraestrutura invejável. Bem melhor que as federais e a estadual. No entanto, bem longe de aparentar um ambiente estudantil. Senti repulsa por estar naquele local com tanta futilidade a transbordar, mas fazer o que era uma bolsa de estudos. Continuei a peregrinar naquele ambiente hostil.
Ao chegar à sala de esperas percebi o real e derradeiro significado da ironia. Na moldura em um quadro a frase do Ruy Barbosa: “Fora da lei não há salvação”. Sarney definitivamente é um gênio. Ao lado, em outro quadro pra fechar com chave de ouro a honorável frase do bilionário Bill Gates: “Faça certo da primeira vez”. Refleti durante vários dias diante desses dizeres.
Enfim chegou a minha vez, depois de hoooooo...ooras de espera. Senhores e senhoritas, poucas vezes na minha precoce vida me deparei com algo TÃO burocrático... Tive que voltar em minha humilde residência duas vezes na mesma tarde no encalço de documentos e mais documentos, revirei tumbas para achá-los. Acabei por descobri que ainda não tinha a tal bolsa em mãos, eu teria que passar por uma “entrevista documentada” para então saber se poderia ser aprovado.
Caros leitores, na universidade do Sarney a verdade nunca é o caminho mais fácil e rápido. Isso mesmo meus amigos. Fui honesto... Como consequência tive que voltar mais 4 dias consecutivos nesta batalha burocrática.
Depois de uma exaustiva semana, aparentemente consegui a tal vaga, mas sabem amigos fiquei a me perguntar:
Seria pura ironia eu estudar na faculdade do Sarney?
Seria pura ironia meu estilo mal trapilho e mendigo em um ambiente tão estilisticamente correto?
Ou será que isso tudo não passa de puro preconceito meu?
Talvez por medo de ser, de alguma forma, influenciado por esse mundinho que eu tanto menosprezo. De qualquer forma tenho meus registros guardados neste blog pra lembrar-me quem sou...

Que o mosquito da corrupção e futilidade tenha alergia ao meu repelente. Composto por princípios e valores.


Ass: Cordeiro

3 comentários:

  1. WOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOWO MELHOR DE TODOS OS TEMPOS!

    Vou mostrar essa para a galera lá de casa.

    ResponderExcluir
  2. fale-me mais sobre isso :/ kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir